Vivendo com Hipertensão Pulmonar

12 de novembro de 2010

A hipertensão pulmonar é uma doença que muda a sua vida. Embora mudanças no estilo de vida sejam necessárias, muitos pacientes continuam vivendo uma vida completa de realizações. Enxergando de outra forma, existe um novo “mundo” e novas experiências de vida. Conhecer bem a doença e mapear as suas limitações é o primeiro passo.

Viver com hipertensão pulmonar é uma lição interminável sobre a flexibilidade. Após começar o seu tratamento, você talvez retorne para casa para descobrir que alguns ajustes no seu estilo de vida precisam ser feitos para melhorar a sua rotina. Tarefas domésticas que aumentam os sintomas da hipertensão pulmonar podem pedir algumas reflexões para arrumação. A hipertensão pulmonar pode ser imprevisível e a preparação para o inesperado pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida.

Prepara a sua vida com Hipertensão pulmonar demanda tempo, mas pode ser feito. Aqui estão algumas sugestões (aprovadas por pacientes) para te ajudar.

  • Quando sentir falta de ar, faça uma pausa. Admire a paisagem, não há vergonha em diminuir o ritmo.
  • Planeje e faça trabalhos que exijam maior esforço quando estiver mais energia.
  • Descanse. Planeje trabalhos que possa realizar sentada como costurar ou usar o computador.
  • Considere iniciar um projeto. Tire o foco da sua nova condição. Existem coisas que podem ser feitas na sua própria casa e ajudam a distrair a mente e o espírito como: artesanato, arrumar o álbum de fotografia, arrumar papéis e ler livros. Aproveita para se ocupar daquelas coisas que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo.
  • Relaxe. Stress pode prejudicar os sintomas de HAP.
  • Coloque a sua saúde e segurança em primeiro lugar. Se você tem uma lista de escolha saudáveis que você gostaria de ter feito fazia anos, deixa a hipertensão pulmonar se a sua desculpa para finalmente colocá-la em ação.
  • Evite fumaça e fumantes. Caso você possua condições adquira um detector de monóxido de carbono (CO), esse aparelho custa em média R$ 600,00 e é vendido em lojas especializadas.
  • Escolha a sua caridade favorita e faça trabalho voluntário.
  • Adicione confiança e bom – humor.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: