Exercícios

17 de novembro de 2010

Todos sabem que o exercício físico é benéfico para as pessoas saudáveis, aumenta a saúde cardiovascular e muscular, melhora o humor, controla o peso e diminui o risco de hipertensão sistêmica e doença do coração. Exercícios podem ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes. Existem também vários artigos publicados mostrando aumento da distância caminhada em pacientes de Hipertensão Pulmonar que fizeram um programa de reabilitação cardiopulmonar.

Entretanto, pouca coisa é conhecida sobre os riscos e benefícios de exercícios em pacientes com hipertensão pulmonar. Exercícios são importantes para manter um estilo de vida saudável, mas os sintomas de hipertensão pulmonar tornam difícil para pacientes encontrarem o tipo certo de atividade. Muitos pacientes de hipertensão pulmonar têm falta de ar em exercícios leves, mas se sentem bem quando estão em repouso. Aqueles que experimentaram falta de ar em exercícios leves devem ser monitorados de perto, pois exercícios físicos podem levar ao desmaio, aumento de stress no lado direito do coração e outros problemas.

Por conta da variedade da severidade da Hipertensão Pulmonar de paciente para paciente (e outros fatores de saúde), recomendações sobre exercícios para pacientes de hipertensão pulmonar é diferente para cada indivíduo, e pode mudar com o decorrer do tempo dependendo dos sintomas e da resposta ao tratamento. Seu especialista em Hipertensão pulmonar pode ajudá-lo a criar um programa de exercícios que funcione para você. Sempre fale com o seu medico de Hipertensão Pulmonar antes de começar uma atividade física.

A atividade física ajuda a manter o estado mental e emocional saudáveis, mas deve ser feita com orientação profissional e respeitando as limitações decorrentes da HAP em cada indivíduo.

Para pacientes que estão sob tratamento e apresentando quadro estável, por pelo menos três meses, é indicado caminhar cinco vezes por semana, de maneira tranqüila, numa superfície plana, se a atividade não acarretar esforço excessivo.

Outra dica da fisioterapeuta é a prática de exercícios respiratórios (respiração profunda com percepção corporal), indicados para todos, inclusive para os mais debilitados. Para os pacientes mais estáveis, Bárbara também recomenda exercícios com alteres (peso leve). “Exercício associado a outras atividades como encontrar os amigos, sair para jantar, ir à igreja, ajuda o tratamento e melhora a qualidade de vida”, finaliza.

Programas sadios de exercício podem incluir:

  • Atividades cardiovasculares como caminhar, andar de bicicleta e natação. Andar no inclinado ou exercitar os braços e as pernas simultaneamente pode aumentar a pressão sanguínea que exercícios leves, logo esses exercícios devem ser evitados ou feitos com o máximo de cuidado.
  • Atividades que visam à força muscular, como alongamento ou levantamento de pernas e braço. Exercícios leves de resistência podem ser considerados para alguns indivíduos, mas devem ser feitos abaixo do ombro ou peso do coração e com pausas freqüentes.  

Se você puder praticar exercícios, siga essas dicas para um exercício seguro.

  • Não vá além dos seus limites. Atividades devem parar ao primeiro sinal de sintomas com uma leve dor de cabeça, fadiga, pressão no peito, palpitações ou falta de ar excessiva. 
  • Use um tempo de reabilitação de cinco a dez minutos, sem a exaustão ou o piora dos sintomas, par ate ajudar a medir a quantidade de atividade apropriada.
  • Evite atividades ao ar-livre em altas temperaturas. Geralmente o frio, o calor e a umidade, altitude ou uma doença concomitante pode piorar sua tolerância e pedem cuidados especiais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: