Administração dos medicamentos

24 de novembro de 2010

Descubra com administrar eficientemente os seus medicamentos e lidar com os vários efeitos colaterais.

Não importa se são intravenosos, orais, inalados (ou os três!), administrar os medicamentos rapidamente ocupa o maior tempo da vida de um paciente com hipertensão pulmonar. A hipertensão pulmonar requer certas atenções, como cuidar do seu cateter, misturar e guardar os medicamentos de maneira correta e administrar alternativas, como o oxigênio. Cuidar de tudo isso pode deixar qualquer um louco, mas lembre-se que os medicamentos existem para que você se sinta melhor. Siga esses passos e você irá mostrar para o seu médico quem é o verdadeiro chefe do tempo.

  1. 1.       Aprenda como o seu remédio funciona. Os tratamentos de hipertensão pulmonar são especializados e complexos, mas não é necessário ser um médico brilhante para entender o básico de como eles ajudam o seu corpo.
  2. 2.     Converse bastante com o seu médico especialista. Ser paciente de hipertensão pulmonar não significa timidez no consultório médico. Converse com o seu especialista sobre a sua opção de medicação e como vai ser pra você ter de lidar com elas todo dia. Seu médico fará o possível para te oferecer o melhor tratamento que te permita administrar sua saúde com confiança e conforto.
  3. 3.     Ligue para um amigo. Antes e depois da visita de um médico, converse com outros pacientes, muitos deles desenvolveram técnicas para administrar a medicação e você poderá adaptar algumas delas para você.
  4. 4.     Seja confiante! Respire fundo quando precisar acredite em si mesmo. Antes que você perceba tudo estará melhor e você irá impressionar seus amigos e familiares com seu novo vocabulário médico e conhecimento.

Efeitos de alguns medicamentos

• Náusea e vômito pode ser um efeito colateral de alguns tratamentos específicos. Estes efeitos também podem ser causados pela insuficiência cardíaca comum na hipertensão pulmonar. O vômito é o modo pelo qual nosso corpo se livra da comida que ele considera que não deveria estar no estômago.
• Embora o vômito seja desagradável, somente é perigoso quando é severo ou prolongado. O principal perigo é a perda de fluidos e sais minerais (magnésio, cálcio e potássio). Isto pode causar desidratação, perda de peso e um desequilíbrio eletrolítico. Se muito fluido for perdido, a situação se torna perigosa e pode ser necessária a administração de fluidos e eletrólitos por via intravenosa para reverter o desequilíbrio. 

Aqui estão modos de evitar a náusea:

• Não coma grandes refeições que encham o seu estômago, não beba grandes quantidades de líquidos com as refeições, nem beba muitas bebidas carbonatadas.
• Evite alimentos oleosos ou gordurosos: a gordura faz com que o alimento permaneça mais tempo no estômago, aumentando a possibilidade de vômitos.
• Quando você se sentir nauseado, mordisque alimentos com alto conteúdo de carboidratos tais como bolachas, torrada seca ou pão macio.
• Os líquidos frios não ácidos freqüentemente ajudam a acertar o estômago (tente pequenos goles de água gelada, pequenos pedaços de gelo, chás de ervas gelado, chá gelado).
•  Sente enquanto estiver comendo e não se deite imediatamente após comer.
• Evite todo o alimento que você sabe que causa gazes ou que faça arrotar.
• Coloque um pacote de gelo em sua nuca.
• Abra as janelas e deixe o ar fresco entrar.
• O ar viciado ou enfumaçado faz a náusea piorar.
• Mantenha seus dentes e língua escovados, passe fio dental em seus dentes e enxágüe a sua boca. Isto ajudará a evitar que o mau hálito se desenvolva. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: