Aposentadoria

15 de dezembro de 2010

O primeiro passo é ingressar com pedido de auxílio-doença, no Ministério da Previdência Social. Os pacientes de HAP precisam de fato comprovar 12 meses de contribuição, mas caso a hipertensão pulmonar seja em decorrência de cardiopatia grave, é possível conseguir o auxílio-doença mesmo sem ter como comprovar o período de contribuição.

Aqueles que possuem emprego formal, ou seja, com carteira assinada, devem procurar ajuda do departamento de pessoal, pois alguns documentos terão de ser fornecidos pela empresa. O empregador é obrigado a pagar o salário pelos primeiros 15 dias de afastamento. No 16º, o pedido deve ser encaminhado pelo paciente à Previdência.

O site do Ministério traz as orientações necessárias no endereço: http://www.dataprev.gov.br/servicos/auxdoe/auxdoe.htm. Nesta página, além de informações, há os links: “Requerimento” e “Ajuda”. O tópico “Ajuda” é de fato bastante útil. Em “Requerimento”, é possível preencher o pedido do auxílio-doença, inclusive podendo escolher a agência da Previdência Social de sua preferência para realização do exame médico pericial e entrega da documentação.

Caso o paciente não tenha condições de ir até a agência da Previdência, peça a um parente para ir em seu lugar para solicitar uma perícia domiciliar. Só não esqueça de levar os documentos e também um laudo médico que explique a impossibilidade de locomoção.

Aposentadoria por invalidez: http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=18

Aposentadoria precoce pode aposentar também sua memória

Pesquisa em 13 países sugere que quanto mais cedo uma pessoa se aposenta, mais rapidamente sua memória entra em declínio. Os dois economistas chamam seu artigo de “Aposentadoria Mental”.

Se as pessoas querem preservar suas habilidades de memória e raciocínio, elas precisam se manter ativas. Segundo os pesquisadores não adianta fazer Sudoku o palavras cruzadas, porque assim você estará se tornando um especialista apenas nessas atividades.

Porém, muitos dizem que o estudo, apesar de convincente, precisa ser levado a diante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: