O Cateterismo é Imprescindível

2 de janeiro de 2011

O médico pergunta

             – Algum problema sobre o procedimento de amanhã?

Eu respondo:

           – Sim, um problema. Para você ele é cate, para mim ele é Senhor Doutor Cateterismo.

O médico diz:

         –  Pode ficar tranqüila, para você, amanhã, ele vai ser cate também.

E foi assim mesmo que aconteceu.

Difícil foi agüentar o nervosismo, ficar uma hora e meia sem poder se mexer, saber que estavam enfiando dois tubos dentro do meu corpo, agüentar a cãibra que deu na minha perna no final do procedimento, não entender o vocabulário médico e assim não fazer a menor idéia do que estava acontecendo.

Minha grande sorte foi ter uma anja naquela sala. Ela não me abandonou por nenhum momento, fazia carinho em mim e me explicava tudo todo o tempo.

Depois foi só a espera de 5 horas sem mexer a perna e mais 24 horas para retirar o curativo e tudo deu certo. Nada sangrou o infeccionou.

Quem viu disse que são dois pontinhos praticamente invisíveis na virilha. Eu quero mais é esquecer que isso existe.

O cateterismo é a única forma de ter certeza da medicação ideal a ser tomada em cada caso. Também é pré-requisito para se obter a medicação.

 

A diferença entre o cateterismo e outros exames, como o eco-cardiograma, é que o cateterismo mede a pressão pulmonar de forma contínua, possibilitando que variações sejam vistas.

Deixe um comentário

