Noites sem Dormir

10 de janeiro de 2011

Noite

Carlos Drummond de Andrade

Há tantas coisas germinando na noite, que nem sei como enumerá-las. À noite nascem as revoluções tanto as que vão triunfar como as que só se realizam em pensamento, e são quase todas. Os revolucionários viram-se, inquietos, na cama. E também os que se converterão, pela manhã, a religiões novas. E os amorosos. Análises emocionais levadas ao extremo da tortura arrastam-se pela horas lentas da noite. Como a noite é rica! A noite é o tempo de não dormir; é o de velar e procurar; de criar mundos (…)

Será mesmo de noite que acordam todos os monstros? Os vampiros, as bruxas e até mesmo nossos próprios fantasmas resolvem aparecer nesse horário?

A noite é certamente a grande geradora dos mitos, com os quais a humanidade explicava seus temores. Ruídos inexplicáveis, visões enevoadas, acendiam a imaginação, fazendo surgirem os vampiros, lobisomens e toda sorte de entidades.

Essa relação com o escuro é tão intensa na nossa cabeça que imagina ficar com a casa toda apagada? Ou então ao faltar energia não acender nenhuma vela? É algo internalizado no ser humano desde muito tempo, em algumas tribos o período noturno é considerando o período em que reinam as trevas.

Cansei de contar a quantidade de noites que fiquei sem dormir. Minhas noites já começavam com pesadelo, sempre ia dormir com medo de não conseguir. Eu, que antes via o dia amanhecer ao dormir, passei a ver o dia amanhecer no intervalo do meu sono.

O que é mais angustiante é o fato de ser impossível de preceder a causa da insônia. De repente, quando tudo parece bem, na calada da noite tudo se apresenta nem tão bem assim.

O que consegui observar até agora é que antes de um exame, antes de uma consulta, ou antes, de pegar algum resultado de exame importante eu fico assim: com insônia.

Aprendi nessas tempestuosas e sombrias noites que não importa o quanto o fim desse pequeno incomodo demore a passar o importante é que assim como o dia sai das sombras, mais cedo ou tarde nós também saímos.

Dicas para dormir bem

 Edredom leve

Travesseiros extras melhoram a respiração, colocar travesseiro em V

Colocar o concentrador de oxigênio fora do quarto

 

Com o meu cordial boa noite !

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: