Quando a Tristeza vira Depressão

17 de janeiro de 2011

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) caracteriza a depressão como uma doença que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Ela afeta a maneira de a pessoa se alimentar e dormir, como ela se sente em relação a si própria e como pensa sobre as coisas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem com a depressão.

A doença é séria, mas o termo anda banalizado. O que tem gerado confusão. Você ouve a amiga que levou um fora do namorado dizer que está deprimida. O mesmo escuta da colega que passa por problemas no trabalho. Aí, um dia acorda desanimada e começa a achar que será a próxima. Nada disso: descubra a diferença entre elas.

Algumas vezes é difícil unir forças para sair da cama. Se os sentimentos de tristeza e depressão ocuparem o seu dia, é hora de procurar ajuda. Depressão pode agravar a sua doença e reduzir a sua qualidade de vida. A coisa mais importante para saber sobre depressão, entretanto, é que ela pode ser tratada. Se você está deprimido ou se você vê sinais de depressão naqueles que você ama, saiba que você não está sozinho e que existe ajuda disponível.

Os sintomas podem incluir:

  • Sentimento de tristeza, ansiedade e inutilidade.
  • Falta de interesse em atividades que costumavam lhe dar prazer.
  • Mudança de peso.
  • Dificuldade de dormir – dormir muito ou não dormir o suficiente
  • Perda de energia (além do que pode ser explicado pela hipertensão pulmonar)
  • Pensamento de morte e suicido.

É importante conversar com profissionais da saúde se você está experimentado algum sintoma de depressão. Existem tratamentos efetivos para depressão, incluindo medicamentos e terapia. A maioria das pessoas vê melhor resultado quando tira vantagem das duas. Se você está preocupado com sua depressão ou ansiedade, procure ajuda e converse com os profissionais da saúde.

O desafio é determinar quais não são os sintomas de depressão e ansiedade normais. Os sintomas podem indicar tanto uma típica reação ao stress em ter uma doença ou uma depressão significante que pode ser séria, mas tratável. Pode piorar a fadiga e resultar num isolamento social e que você acabe evitando os outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: