Ser ou não ser mãe… eis a questão?

24 de janeiro de 2011

Parece que mesmo com a possibilidade de escolha de mulher entre ser executiva e independente e entre ser dona de casa, mãe e esposa em algum momento ela vai esbarrar e ter que fazer a escolha que todos esperam que ela faça, ser mãe !

A decisão de ser mãe ou não ser mãe deve ser uma atitude responsavél, consciente e muito reflitida. Será que instinto materno, relógio biológico e tudo mais que ouvimos à respeito da mulher é verdadeiro sem nenhuma exceção?

A nossa cultura tende a glorificar a maternidade, considerando-a como sendo a “máxima realização feminina” e, deduzindo daí serem as mulheres “fundamentalmente destinadas” a conceber, gestar, dar à luz e criar os filhos. Esta idéia distorcida é transmitida às meninas desde a infância, e exerce considerável influência. Há, muitas vezes, uma sutil pressão social sobre os casais “cobrando-lhes” filhos. As mulheres que não têm o instinto maternal muito desenvolvida e uma vez casada optam por não ter filhos, podem até sofrer algumas recriminações.

A gravidez e o parto impõem um grande sacrifício ao corpo feminino, provocando neste, além de considerável sobrecarga fisiológica, intensas distorções e estiramentos de tecidos nem sempre completamente reversíveis ao seu estado anterior. Existe uma tendência a exaltar apenas os aspectos positivos da maternidade, procurando “esconder” ou não falar nos negativos.  

É necessário desejar muito ter um filho para que a mulher possa suportar de bom grado e com satisfação os sacrifícios e os riscos inerentes ao período gravídico e ao trabalho de parto.

Eu nunca neguei, mas também nunca tive como objetivo, nunca vi com clareza no meu futuro a possibilidade de ser mãe. Sempre pensei que possuindo as ferramentas necessárias e em funcionamento, no momento certo, o certo iria acontecer.

O médico se preocupa mais em dar essa notícia do que todas as outras notícias de possibilidades que nos são tiradas. Afinal se não pode, a gente perde a possibilidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: